Coastal grandmother, que pode ser traduzido como: avó do litoral, é uma estética que está super em alta desde o último verão no hemisfério norte. O termo foi criado pela tiktoker Lex Nicoleta, e desde então minha for you ficou inundada de vídeos explicando o que era e mostrando roupas dentro da proposta. O desdobramento óbvio do nome é o coastal granddaughter, que é o mesmo estilo, mas adaptado para meninas mais novas.
Da minha parte, eu confesso que é um sonho meu ter uma vida nessas vibes costeiras, e poder estar sempre bem vestida para uma caminhada na praia ao entardecer.
Um filme que me vem à mente quando eu penso em coastal grandmother é Mamma Mia, por causa das cores e lugares. Nada, no entanto, representa melhor a estética litorânea para mim do que as séries australianas que assistia quando era mais nova: H2O Meninas Sereias, Clube do Travesseiro e Galera do Surf. A única questão é que elas ficavam mais para neta costeira, e ainda eram muito influenciadas pelo estilo dos anos 2000.
Procurando melhores referências, descobri que o estilo foi primeiro inspirado pela decoração das casas nos filmes de Nancy Meyers, diretora e designer de interiores. Entre eles estão: Operação Cupido (The Parent Trap) e O Pai da Noiva (The Father of the Bride) — dois dos meus filmes favoritos. Nem todas as produções dirigidas por ela, assim como os dois que citei, se passam na praia, mas a leveza da paleta e tecidos usados remete muito bem ao estilo costeiro.
Então vamos ao que importa: como identificar e saber usar peças que te fariam virar uma coastal grandmother e personagem principal dos filmes reconfortantes de Nancy Meyers?
Bom, abuse do linho, estampas com flores azuis (sim, elas precisam ser azuis), chapéus de palha, laise, bons cardigans, shorts levinhos feito pijama, blusas de botão, e uma paleta bem sóbria, navegando entre o azul bebê, areia, palha e branco.
Apesar da estética coastal grandmother me agradar muito, eu acredito que o mais atrativo no estilo não são as composições em si, e sim a impressão de remeter ao conforto do estilo de vida costeiro de filmes nostálgicos que poucas pessoas possuem a oportunidade de vivenciar.
E você o que acha da estética coastal grandmother? Você usaria os looks?
C’est tout,
S. x
Deixe um comentário