“Pois há um só Deus” 1 Timóteo 2:5a
No século III, influenciado pelo pensamento platônico que afirmava haver uma Causa Primeira, totalmente transcendente, para Orígenes, teólogo cristão de Alexandria, Deus é o Uno inefável.
Mas como sendo um, Deus é três?
Para uma criança será mais fácil explicar! Crianças aprendem com mais facilidade por serem ingênuas e raramente questionarem uma explicação. Claro que há exceções, mas essa ingenuidade as tornam mais propícias a simplesmente crer.
“Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele” Marcos 10:15
Em uma pregação feita por uma mãe eu aprendi a usar uma maçã para ensinar a doutrina da Trindade para crianças. Na primeira oportunidade que tive testei em sala, e percebi que se tornou mais simples de compreender até para os adultos presentes.
Assim como a maçã possui casca, polpa e semente, mesmo sendo uma maçã só, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus.
Indicação para aplicação: crianças de 4 a 8 anos.
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” Mateus 28:19 (destaque meu)
Segundo Basílio o Grande, um dos Grandes Capadócios (responsáveis pela doutrina da Trindade que confessamos hoje), a divindade entre as pessoas da Trindade é comum, faz parte do seu ser ou essência. Sua explicação é que Deus possui uma ousia, ou seja, substância, e três hipóstases, que se trata da peculiaridade de cada Pessoa da Trindade.
“A distinção entre ousia e hipóstase é a que se observa entre o geral e o particular […] A divindade é comum; a paternidade particular” Basílio o Grande
Antes de estudar a História do Cristianismo eu não fazia ideia de que a Trindade havia sido alvo de tantas heresias, muito menos que homens de Deus pensassem sobre ela de modo tão diferente da forma que cremos hoje. De fato não é uma doutrina fácil explicar, mas pra mim sempre foi muito claro na Bíblia que Deus é três em um.
A verdade é que houve uma progressão no meu conhecimento sobre a Trindade que começou quando eu ainda era uma criança, e que tornou fácil para mim entender e identificar sua doutrina na Palavra de Deus.
Assim também aconteceu dentro do Cristianismo como um todo. Houve diversas ideias, influenciadas ou não pela cultura da época, que resultaram em concílios e a sistematização do conhecimento de Deus a partir da Bíblia e sua interpretação pelos primeiros cristãos.
Deixe um comentário