Eu fiquei platinada em agosto de 2020. Fiz mechas loiras no meu cabelo, e foi a primeira vez que eu usei alguma química nele e no primeiro momento ele reagiu muito bem, e aparentemente sem perder a saúde.
A perda da saúde e a mudança da textura do meu cabelo, no entanto, foi acontecendo aos poucos durante o tempo.
Eu sempre fui muito básica no que se refere ao meu cabelo. Shampoo e condicionador de mercado que vinham nas compras do mês, lavava e já estava ótimo. Mas um pouco antes de platinar eu já tinha notado algumas mudanças nele, como queda mais intensa, por motivos além dos produtos e cuidados com o cabelo em si, e eu já precisaria ter alguma ajuda mais específica pra ele.
Mesmo assim eu “chutei o balde” porque queria mudar. A conta chegou depois.
Eu tenho uma rotina bem intensa, saio cedo e chego tarde em casa. Sempre tive o costume de lavar meu cabelo todos os dias, por ter a raiz mais oleosa, e em tempos de pandemia, pegando transporte público para ir ao trabalho e voltar pra casa, era impossível não lavar. Como de noite eu já estava super cansada, na maioria das vezes dormia com ele molhado, e em alguns dias com a toalha enrolada na cabeça.
No dia seguinte acordava com ele todo frisado e acabava apelando pra chapinha ou lavava outra vez. Ainda para resolver o problema comprei uma escova modeladora para secar à noite. Não preciso te dizer que meus fios finos, frágeis, e agora platinados ficaram acabados.
Porém o que mais me alertou que eu precisava mudar meus cuidados (ou ter algum) foi que as mechas foram crescendo, e a descoloração indo pra ponta, mas o meu cabelo continuou muito frágil e quebradiço. A última escova de salão que eu fiz no ano passado (2021) foi o estopim pra mim, nem com todas as intervenções profissionais ele aparentava estar saudável.
Então vamos ao que interessa: como recuperar o meu cabelo danificado agora?
Eu ainda não tenho uma resposta fechada e direta, mas decidi compartilhar o processo porque eu venho pesquisando bastante sobre, adquiri alguns produtinhos e depois de um mês e meio já tenho visto diferença.
1) Eu comprei um bom shampoo, condicionador e máscara de hidratação;
Escolhi a linha Invigo da Wella, porque li e ouvi bons reviews sobre ela. Tem um cheiro delicioso, e a embalagem de um litro vale muito a pena.
2) Mudei a rotina, agora lavo o cabelo em dias alternados;
3) Uso obrigatório da Truss para reconstrução;
4) Aboli a chapinha, que usava como babyliss também, e a escova modeladora;
Só uso em ocasiões muito especiais e específicas, em que quero estar mais arrumada.
5) Em um dia da semana eu durmo com a máscara de hidratação (que passo com o cabelo seco) e encharco a ponta com óleo;
Normalmente faço em um dia que não lavei, e que vou lavar no seguinte. Uso o óleo capilar Oil Reflections da Wella.
6) Comprei uma fronha de seda.
Opcional, porque foi muito cara e não fez nenhum milagre.
Ainda falta para eu recuperar a textura de antes do meu cabelo, mas eu já consigo ver resultados. Ele ainda está com os fios quebrados bem aparentes, o que torna meu cabelo mais rebelde e indefinido, mas está bem mais macio e brilhoso com certeza. Com uma aparência bem mais saudável, por estar de fato mais saudável e bem cuidado.
Espero que tenham gostado e ter ajudado, qualquer novidade eu compartilho por aqui.
S. x
Deixe um comentário